O dia de ontem 23 de junho foi simplesmente espetacular! Valeu apena passar o dia todo sob forte sol neste clima seco onde à temperatura chegou a 27ºC, para acompanhar a preparação desta linda festa.
A preparação do tradicional tapete de Corpus Christi, na Esplanada dos Ministérios começou Por volta das 6h30 da manhã, onde 20 grupos de jovens desembarcaram em frente à Catedral para a montagem do tapete de Corpus Christi. Os trabalhos começaram logo após a oração inicial e a benção do coordenador geral da festa, pe. George Albuquerque Tajra.
O que faz um jovem acordar às 5h em pleno feriado? O que explica meninos e meninas levantarem da cama empolgados para sujarem as mãos de tinta e de serragem sob o sol? O que impulsiona essa juventude a caprichar em desenhos que serão destruídos menos de 10 horas depois de ficarem prontos? “Deus, né!?”, foi a resposta de todos os jovens questionados, como se a resposta fosse óbvia. E, para nós, é.
Feito de serragem, areia lavada e sabroisa, sal, palha de arroz, borra de café, flores e bisnagas de tinta líquida, o tapete é composto por 23 quadros medindo ao total 120 metros. Os desenhos, preferencialmente, são os objetos utilizados na Santa Missa, como o cálice, ostensório, hóstias. Este ano, o diferencial são os quadros que apresentam a Jornada Mundial da Juventude, a Virgem Maria, o Espírito Santo e o beato João Paulo II.
A preparação vira uma farra todos os anos. Mas uma “farra santa” ponderam os jovens. Enquanto uns se ajoelham para dar forma a símbolos outros cantam e rezam. As músicas, bem diferentes daquelas tocadas em órgãos medievais, ajudam a animar a manhã. Vale até usar violão desafinado e com corda quebrada. Para a Emanuele de Menezes, da Comunidade Shalom, participar deste momento é uma demonstração de fé. “Estou aqui porque gosto e acredito que, desta forma, posso viver verdadeiramente a Eucaristia”.
A celebração de Corpus Christi foi repleta de emoção, cerca de 60 mil fiéis segundo a Polícia militar, estiveram na Esplanada dos Ministérios durante a celebração. A cerimônia começou às 17h e reuniu representantes das 128 paróquias da Arquidiocese de Brasília.
A missa foi celebrada pelo nosso administrador apostólico, Dom Waldemar Passini, junto com vários integrantes do clero, entre eles o arcebispo emérito de Brasília, Dom José Freire Falcão.
A homilia foi um dos momentos marcantes da santa missa, Dom Waldemar ressaltou os males do consumismo na sociedade. Pediu aos fiéis que se apegassem menos aos bens materiais e cuidassem da espiritualidade. Dom Waldemar agradeceu a presença dos jovens, que eram maioria. No microfone, fez um apelo especial aos casais. “Peço que tenham numerosos filhos e sejam generosos com a igreja.” Próximo ao palco central, deficientes auditivos foram acompanhados por uma tradutora da língua de sinais, que traduzia em gestos as canções e pregações.
Após a missa, uma procissão com o Santíssimo percorreu dois quadriláteros da Esplanada. Em frente ao Congresso, Houve a segunda benção pelos governantes e pelo país.
Toda a cerimônia de Corpus Christi foi transmitida ao vivo pelas rádios: Nova Aliança 103,3 FM e 710 AM, Canção Nova 89,1 FM e Rádio Maria 107,9 FM.
by Edione
Nenhum comentário:
Postar um comentário