Padre Adriano, o que é a festa de Corpus Christi?
Pe. Adriano Scarparo: É a festa que acontece na semana em que é comemorado o dia da Trindade Santa, uma semana após Pentecostes. É o momento em que todos nós, os cristãos e toda a Igreja celebra a presença extraordinária do Corpo e Sangue de cristo entre nós. É um dia de adoração.
Qual importância dessa Festa?
Pe. Adriano Scarparo: A festa do Corpo e Sangue de nosso Senhor de Jesus Cristo é muito importante para a Igreja em especial para nós, aqui, da Arquidiocese de Brasília, que temos este Santuário de Adoração Perpétua. Como já disse, é um dia de adoração ao Corpo e Sangue do Senhor, sendo assim, uma oportunidade em que podemos manifestar a nossa fé ao filho de Deus que deu sua vida por nós. Ele (Jesus) nos disse: “Não vos deixareis órfãos”. E não deixou. Ele está no meio de nós. Mas ainda quando conseguimos viver a sua palavra. Disse também: “onde dois ou mais estão reunidos, eu estou no meio deles”. E no dia 23, na Esplanada, todos ali presentes; muito mais que um; muito mais que dois; formam uma comunidade. Uma Arquidiocese junto com seu pastor, junto com seu sacerdote que vai manifestar a fé em Jesus Eucaristia. E Jesus estará presente, com certeza, no meio de nós!
O que leva tantos jovens a participar da construção do tapete por onde passará a procissão?
Pe. Adriano Scarparo: Essa festa mobiliza toda a juventude que vai à Esplanada fazer aquele tapete maravilhoso, que é por onde depois vai passar o senhor Jesus Cristo. Muitos vão porque são chamados por Deus. E é bom, portanto, perceber que essa é uma ação de amor a Jesus.
A construção do tapete já é uma tradição, não só aqui, mas em qualquer outra cidade onde se comemora a festa. Qual a importância de toda essa decoração?
Pe. Adriano Scarparo: O que nós podemos preparar como a coisa mais bela para Jesus? Não somente um tapete, feito, talvez, de serragem, de cinza e de farinha, e de outras coisas que podemos enfeitar. O tapete mais belo que Jesus quer é o nosso coração. Um ambiente que temos que preparar para acolhê-lo para quando ele vem. O mais importante é manifestar a nossa fé em Jesus Eucaristia. Ele que é o tudo da nossa vida. É isso. Temos que orar. Todo o resto, enfeitar, decorar, é para homenagear o nosso senhor Jesus. Devemos, seriamente, fazer com fé e com amor ao nosso senhor Jesus Cristo na Eucaristia.
Qual é a festa mais importante do ano litúrgico? É a festa do Corpo e Sangue de Cristo?
Pe. Adriano Scarparo: Não. A festa do ano litúrgico e o centro do calendário cristão é a Páscoa. Data em que celebramos a morte, ressurreição e mistério pascal. Morte e ressurreição de Jesus. Depois, há várias festas. Mas, depois de Pentecostes, quando recebemos a vinda do Espírito Santo, a festa mais importante e mais bela onde se homenageia Jesus Eucaristia, é essa daqui. Corpus Christi é a festa mais importante após a Páscoa porque manifestamos nossa fé em Cristo Jesus. Demonstramos acreditar no Corpo e Sangue de Jesus, na presença Dele; presença real Dele no meio de nós. E por isso é a festa mais bela, porque podemos fazer festa, homenagear e manifestar a nossa fé em Cristo Jesus.
Porque a festa de Corpus Christi só acontece às quintas feiras?
Pe. Adriano Scarparo: A festa acontece na quinta-feira, por ser o dia em que Jesus instituiu a Eucaristia. É na quinta Santa quando Jesus se oferece mesmo: “Este é o meu Corpo, Este é o meu Sangue” na espécie de Pão e Vinho. E hoje, em todas as igrejas, em toda quinta-feira, é o dia da Eucaristia. Assim, essa festa não poderia ser em uma sexta, dia do sofrimento de Cristo, e nem poderia ser no sábado, dia de ressurreição.
Que tipo de rito acontece na celebração de Corpus Christi que se diferencia das outras celebrações?
Pe. Adriano Scarparo: Na celebração, duas hóstias são consagradas. Uma é da Eucaristia e outra é para ser levada com o ostensório, na procissão onde Jesus vai abençoar, simbolicamente, as famílias, os enfermos e o governo. Ao fim da celebração, a hóstia será levada para o Santuário do Santíssimo Sacramento onde ficará exposta para adoração durante um ano.
Fonte: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/noticias/2011/noticia2011_06_22.html
Programação para amanhã:
06h30 Confecção do tapete.
15h - Início da concentração popular e ensaio dos cânticos da festa. Os fiéis de todas as paróquias de Brasília e das cidades do entorno começaram a tomar o seu espaço na praça.
16h45 - Saída Solene do Senhor Arcebispo Metropolitano de Brasília, Bispos presentes e padres de todas as paróquias, da Catedral para o altar da celebração.
17h - Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília e concelebrada com os Bispos presentes e de todo o clero;
Informações:
Telefone: ( 61) 3224 4073 - Catedral Metropolitana de Brasília
Telefone: ( 61) 3224 4073 - Catedral Metropolitana de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário