terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aparecida - O Milagre

Dia 17 de dezembro, sexta-feira, será a estréia do filme Aparecida o Milagre nos cinemas. O longa-metragem “narra uma história de transformação, superação e reencontro de um homem – com a família, com o filho, e, sobretudo, consigo mesmo através da fé em Nossa Senhora Aparecida – a Padroeira do Brasil”, segundo afirma Paramount Pictures, um dos responsáveis pelo lançamento do filme, em seu site oficial.

O Arcebispo de Aparecida - SP, Dom Raymundo Damasceno, pediu, em carta, a colaboração dos católicos para que o filme seja divulgado por todas as comunidades cristãs, já que retrata a vida de uma família nos dias de hoje e o envolvimento de suas vidas com a devoção a Nossa Senhora Aparecida. “É muito importante prestigiar o filme com a presença dos católicos nas diversas salas de cinema. Este comparecimento será uma demonstração da grande devoção do povo brasileiro a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil”, ressaltou Dom Damasceno.

O roteiro é de Marco Schiavon e a direção de Tizuka Yamasaki. Já no elenco, Murilo Rosa, Maria Fernanda Cândido, Jonatas Faro, Rodrigo Veronese, Leona Cavalli, Bete Mendes, Leopoldo Pacheco e Vinícius Franco.

Por
Gislene Ribeiro

XXVI Vem Louvar, um dia de muito louvor, adoração e escuta

Neste domingo, o ginásio Nilson Nelson foi palco do XXVI Vem Louvar que teve ínicio às 7h30 com o canto do Ofício da Imaculada Conceição e foi marcado pelas pregações de Dercides Pires da Silva, membro da Comissão de Formação da Renovação Carismática Católica de Goiânia.

Em suas pregações, Dercides falou sobre a salvação, e que para conquistar essa graça divina é necessário oração constante e testemunho de vida.

Em sua primeira pregação, com o tema "Desperta tu que dormes! Levanta e Cristo te iluminará!", Dercides destacou que "Deus é a própria inteligência, não gosta de perder tempo e por isso ele prepara o nosso coração, envia o Espírito Santo e nos dar um coração discípulo".

Na pregação seguinte, "Pela tua Palavra, reconstruiremos as Famílias", Dercides afirmou que “há pessoas que vivem na mesma casa mas não vive como família. Muitos já leram a promessa mas não a viveram. Quem não conhece a promessa não irá vivenciá-la, o grande problema é a falta de fé”.

Em sua última pregação - Grupo de Oração: Uma Bênção na minha Vida, já na parte da tarde, Dercides ressaltou que, para a salvação, é necessário ainda o testemunho de vida, que é permitir que esta seja transformada pela Palavra de Deus.

Após as palestras, teve lugar a Adoração ao Santíssimo Sacramento seguida da Ccelebração Eucarística presidida por Dom João Braz de Aviz.

Fonte: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vem ai XXVI Vem Louvar



No próximo mês, seremos convidados a, mais do que nunca, avançarmos para o alto mar e despertar e ser iluminado pelo amor do nosso Senhor Jesus. Baseado nesta passagem da Cartas de São Paulo aos Efésios, o tema de 2010 da Renovação Carismática de Brasília será "Desperta tu que dormes! Levanta e Cristo te iluminará!!!" (cf. Ef 5, 14).
Além de um tema inspirado pelo Espírito Santo, passamos a ter uma nova identidade visual. A imagem do Vem Louvar será de Jesus batendo a porta do nosso coração e um jovem de braços aberto para recebe esta luz do Senhor.

No dia 12 de dezembro de 2010, será o domingo da Alegria no tempo do Advento onde o mandato missionário de Jesus estará no centro de todas as atividades deste evento da Renovação Carismática Católica de Brasília e em especial em sua vida. Uns dos maiores encontros promovido pela RCC Brasília é o XXVI Vem Louvar. Como o tema: “Desperta tu que Dormes! Levanta e Cristo te iluminará!!!” é baseado no capítulo 5 da Carta de São Paulo aos Efésios.
Deus nos chama a avançar! Somos um povo que vive sob Senhorio de Jesus, alimenta-se da Palavra e da Eucaristia, proclama a Boa Nova e que é chamado a estar em estado permanente de missão. Um povo que confia no Seu Senhor, na Sua Palavra, e por isso, é convidado Desperta para o Louvor e a adoração.
Este final de ano, o XXVI Vem Louvar tem uma importância redobrada, pois será um tempo de Proclamar o Senhorio de Jesus em nossa Capital Federal.
A programação é marcada por pregações, missas, orações e adoração ao Santíssimo Sacramento “Jesus Eucarístico”, e todos estão convidados a participarem nesse dia que o Senhor fez para nós.

Venha e traga toda sua família para um dia inteiro de Louvou e adoração. Neste evento que é nosso.

O evento será das 08h às 18h. Participe!!!!!
INFORMAÇÕES: (61) 3224-8586

Local: Ginásio Nilson Nelson 08has
http://www.rccbrasilia.org.br

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dependência tecnológica

Aceitamos plenamente que a realidade em nosso tempo é o uso cada vez mais frequente, e nas mais diferentes culturas, das tecnologias como forma de comunicação, informação, formação e entretenimento; embora seja um grande desafio gerenciar a quantidade do tempo que passamos diariamente frente a estas máquinas. Muito do nosso trabalho está ligado a equipamentos e softwares que facilitam nossa vida, mas diminuem o contato e o relacionamento humano.

Quando falamos em crianças em plena fase de desenvolvimento, podemos pensar no seguinte: quanto tempo elas ficam on-line, jogando? Qual a frequência de tempo frente ao computador? Já parou para analisar estas questões de família? O tempo é apenas uma forma de “medir” se estamos ou não dependentes, mas há outros fatores a serem considerados.

Há alguns indicadores para saber o quanto uma criança (e até mesmo um jovem) está com dificuldade de trocar o computador [por outra atividade] ou até mesmo tem um comportamento de dependência [ao equipamento], são:

- Quando o jogo ou o uso de mídias sociais como MSN, Orkut etc., torna-se a atividade mais importante da vida da criança, dominando seus pensamentos e comportamentos.

- Modificação de humor/euforia: experiência subjetiva de prazer, euforia ou mesmo alívio da ansiedade quando está no ato de jogar.

- Necessidade de usar o computador por períodos cada vez maiores para atingir a mesma modificação de humor, ou seja, para “sentir-se bem”.

- Fase de Abstinência: estados emocionais e físicos desconfortáveis quando ocorre descontinuação ou redução súbita do uso do computador (intencional ou forçada).

- Vivência de conflitos: pode ser entre aquele que usa o computador excessivamente e as pessoas próximas (conflito interpessoal), conflito com outras atividades (trabalho, escola, vida social, prática de esportes etc.) ou mesmo do indivíduo com ele mesmo, relacionado ao fato de estar jogando excessivamente (conflito intrapsíquico).

Não podemos negar as maravilhas oferecidas pela tecnologia, a facilidade de acesso, a disponibilidade de informações e a realidade que se encontra com este tipo de acesso e relacionamento, porém, cada vez mais frequente se torna a realidade das famílias dividas pela individualidade gerada no uso de tecnologia. Enquanto um fala ao telefone no quarto fechado, o outro está ligado no computador horas sem falar com ninguém, e a outra prende-se à TV, sem parar.

Quantas vezes as crianças, além do uso em casa, deixam de comprar lanche para jogar nas lan houses? São capazes de passar dias inteiros, finais de semana longe do relacionamento interpessoal. O uso do computador e seus jogos, que era reservado apenas como lazer, torna-se praticamente a atividade principal delas. O sono é prejudicado, a alimentação também, pois as crianças comem em frente ao computador sem ao menos saber quanto e o que, gerando obesidade. O isolamento continua e a irritação, por não usar o computador ou imaginar que vão ficar sem ele, se torna imensa, com um grande desconforto emocional.

Como família, é muito importante que possamos voltar nossa atenção para este assunto para que possamos desenvolver crianças e jovens com uma vida mais saudável, favorecendo as relações humanas mais sadias.

Elaine Ribeiro
psicologia01@cancaonova.com
Elaine Ribeiro, colaboradora da Comunidade Canção Nova, formada em Psicologia Clínica e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas. Site: http://temasempsicologia.wordpress.com

Onde estamos colocando os nossos talentos?

Quando nos colocamos em oração - entendendo oração como intimidade e diálogo entre duas pessoas que se amam (o Senhor e eu, eu e o Senhor) –, logo nos deparamos com uma grande dificuldade: o que dizer a Deus? Muitas e muitas vezes, no momento da nossa oração, somos invadidos por pensamentos e lembranças, os quais temos até medo de imaginar que possam existir e vir até nós.

Quero dizer que tudo aquilo que o Senhor quer nos falar neste diálogo de amor, que é a oração, não é acerca dos dons, talentos e virtudes que venhamos a possuir; quanto a isso, no máximo Ele quer que agradeçamos e coloquemos tudo a serviço dos irmãos, pois tudo é graça d’Ele. O que Deus quer conversar conosco, na oração, é sobre aquilo que não veio d’Ele, ou seja, nossas misérias, infidelidades, pecados e feridas. Por isso Deus quer curar e transformar todos esses males que temos em nós, em carismas, em vida, em dom.

Contudo, não quero me ater às realidades próprias da nossa oração, mas a tudo aquilo que é dom, virtude, talento, capacidade; realidades que são puro dom, pura graça, pura gratuidade de Deus em nossa vida, para que possamos colocar tudo a serviço dos irmãos. Tudo o que temos, que é presente de Deus, Ele nos deu para que possamos nos santificar, nos tornando canais de santificação para nossos irmãos.

Um dos maiores pecados existentes é o da omissão; maior não no sentido de materialidade de pecado, mas no sentido dos efeitos que ele nos causa, como a paralisação da capacidade de amar a partir dos talentos que Deus nos deu.

Onde estamos colocando os dons que Deus nos deu para a nossa santificação e a santificação dos nossos irmãos? Quantas pessoas estão escondendo seus dons e talentos dentro das vasilhas e embaixo das camas do preconceito, da prostituição, da preguiça e da indiferença religiosa!?

Entendamos que a nossa felicidade passará pelo bom uso dos dons e talentos que Deus nos deu, mas nós reclamamos muito das situações que se encontram em nossa sociedade, no nosso mundo. As dificuldades pelas quais passamos não são porque os maus possuem força, mas porque os cristãos não são melhores, não são santos.

Santidade é colocar tudo aquilo que temos de melhor a serviço dos irmãos, nos gastando por amor a eles e colocando nossas misérias no coração de Jesus para que Ele nos cure para melhor servirmos aos outros.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia da Padroeira do Brasil e de Brasília

O dia de ontem foi mais que especial. Mais de 100 mil pessoas passaram pela Esplanada dos Ministérios para comemorar o dia das crianças e o dia da Padroeira do Brasil e de Brasília, Nossa Senhora Aparecida.

As festividades iniciaram-se às 9 da manhã com a missa das crianças, seguidas de brincadeiras, distribuição de sorvetes, adorações, comidas; e, para fechar o dia, a celebração da Santa Missa que teve início às 17 horas, seguida da procissão.

A celebração iniciou sem nenhum atraso, com o canto de entrada ao som da Banda Maranata. Ao altar, montado especialmente para o evento, subiram cerca de 117 presbíteros.

“É a primeira vez que nos reunimos aqui depois do inesquecível momento que vivemos, que foi o XVI Congresso Eucarístico Nacional”, disse Dom João Braz de Aviz, Arcebispo de Brasília, ao iniciar os ritos litúrgicos.

Já na área reservada às autoridades, muitos políticos marcaram presença, entre eles, os candidatos ao governo do Distrito Federal: Agnelo Queiroz (PT) e Weslian Roriz (PSC).

Já os fiéis, permaneciam firmes e fortes assistindo a celebração, mesmo depois de uma ameaça de chuva. As fortes gotas de água molharam e abaixou um pouco do calor que incomodava a multidão que permanecia dentro do cercado.

Mas a grande surpresa da celebração ficou por conta da chuva de pétalas que emocionou os fiéis que assistiam a missa. “A coisa mais bonita de ver, foi essa chuva de pétalas. Nunca tinha visto isso antes! Que homenagem maravilhosa a nossa mãe Imaculada”, disse dona Cristiane Gomes, 52 anos.

Logo após, o espetáculo das rosas, Dom João continuou a homilia que foi interrompida. O Arcebispo aproveitou o momento e a presença dos políticos para lhes pedir que “governem para o povo e não seus próprios interesses”. Dom João ainda falou sobre a sua satisfação com a ficha limpa que impugnou diversos candidatos corruptos e impediu que outros candidatos conseguissem levar à frente a sua candidatura: “Brasília não merece ser governada por Corruptos”. As palavras do Bispo levaram os fiéis ao êxtase, fazendo com que o padre fosse bravamente aplaudido.

Após a benção, as pessoas reuniram – se para a procissão, onde o papa-móvel percorreu por toda a Esplanada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O trajeto demorou cerca de 1hora.

E para fechar a noite, um belo show de fogos de artifícios tomou conta do céu de Brasília.

Veja as Fotos:
http://tor.imageshack.us/tor/rss/?ivRr67HMzonkRcXw

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Festa de Nossa Senhora Aparecida 2010

Desde 1717, quando a Imagem de Nossa Senhora da Conceição apareceu nas redes de três pescadores, às margens do Rio Paraíba, a devoção à Mãe de Deus sob o título de Virgem Aparecida é cada vez maior, expressando a grande confiança que o povo brasileiro tem na mediação maternal de Maria junto a seu filho Jesus Cristo.

Essa devoção tornou-se tão forte em todo o País que, em 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a Imagem foi solenemente coroada e proclamada como Rainha do Brasil. A partir de então, a Imagem passou a usar oficialmente a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, e o manto azul-marinho. O título foi confirmado mais tarde, em 1930, quando o Papa Pio XI proclamou a Virgem Aparecida Padroeira do Brasil. Ao longo desses anos são inúmeras as graças e milagres concedidos por Deus em favor do povo brasileiro mediante a intercessão de Maria Santíssima.

Nossa Senhora foi também escolhida para ser Padroeira de Brasília, ainda à época da construção da cidade, uma vez que a devoção à Virgem sintetiza muito bem a fé de todas as pessoas que para cá vieram. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou aqui no dia 3 de maio de 1957, após ter visitado todas as capitais brasileiras. No cinqüentenário de nossa cidade e de nossa Arquidiocese, queremos junto com Nossa Senhora Aparecida agradecer a Deus pelos imensos benefícios e, em especial, pelo XVI Congresso Eucarístico Nacional aqui realizado.

Neste 12 de outubro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida estará exposta durante todo o dia no altar na Esplanada dos Ministérios para que os fiéis possam realizar suas orações, cumprir suas promessas e ofertar flores em honra à Virgem Santíssima.

Programação:

2 a 11 de outubro
Novenário em preparação para a Festa
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
12h15 – Santa Missa (segunda a sexta-feira)
13 às 15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (segunda a sexta-feira)

19h – Santa Missa (segunda a sexta-feira)

Dia 02 – Tema: Maria e os Jovens
Dia 04 – Tema: Bem-aventurada Virgem Maria, imagem e mãe da Igreja -
Pe. Nei Nelson
Dia 05 – Tema: Bem-aventurada Virgem Maria, templo do Senhor -
Monsenhor Marcony
Dia 06 - Bem-aventurada Virgem Maria, saúde dos enfermos - Frei Josué
Dia 07 - Bem-aventurada Virgem Maria, causa da nossa alegria
Dia 08 - Santa Maria, mãe do Senhor - Pe. Norbey
Dia 09 - Nossa Senhora e a equipe de trabalho - Monsenhor Marcony
Dia 11 - Santa Maria, Rainha e mãe de misericórdia - Pe. Cristiano e Eureka

12 de outubro (terça-feira)
Das 9 às 20h30
Esplanada dos Ministérios, no gramado em frente à Catedral

  • Manhã
    • 9h – Missa das Crianças e Coroação de Nossa Senhora Aparecida
    • Programação especial para as crianças até as 13h

  • Tarde
    • 13h – Ofício de Nossa Senhora
    • 13h30 – Rosário Meditado e início da grande concentração popular
    • 15h – Homenagem dos Jovens à Santa Mãe de Deus
    • 16h30 – Preparação para a Santa Missa
    • 16h45 – Saída do Clero da Catedral para o altar da celebração
    • 17h – Santa Missa presidida por Dom João Braz de Aviz e concelebrada por todo o Clero da Arquidiocese
  • Após a Santa Missa, Solene Procissão com a imagem da Padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e famílias
  • Encerramento com espetáculo de fogos de artifício

Barracas de Alimentação: Durante o dia haverá atendimento ao público em geral e aos romeiros de outras cidades.

Mais informações: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br

Dilma Rousseff: aborto deveria estar disponível para mulheres que recorrem a ele “no desespero”


No debate promovido pela UOL no dia 18/ago, a candidata falou das suas posturas frente o tema do aborto, afirmando que apesar de ser pessoalmente contrária a esta prática anti-vida, o aborto deveria estar disponível para as mulheres, sobre tudo, as mulheres pobres que recorrem a ele “no desespero”.

Dilma Rousseff, que não compareceu no debate com os presidenciáveis promovido pela primeira vez por emissoras católicas segunda-feira, 23/08, às 22h, no qual entre outros temas, foi tratado o tema do aborto, comunicou oficialmente, na quarta-feira, 18/8, a sua impossibilidade de participação e pediu desculpas e a compreensão de todos por sua ausência no encontro. Porém o tema foi tratado, no debate da UOL e a candidata expôs sua opinião sobre o tema ao responder à pergunta de uma internauta de São Paulo, quem recordou que no ano 2007 Dilma se disse favorável à legalização da prática abortiva, e indagou se ela trabalhará pelo aborto se chega a ser eleita.

Segundo a candidata, o aborto no Brasil “não é uma questão de foro íntimo” é “uma questão de saúde pública”, e deveria estar disponível para mulheres, sobretudo aquelas mais pobres que recorrem a esta prática anti-vida “no desespero” e põem em risco sua própria vida, supostamente, por falta de hospitais que ofereçam o aborto de forma “segura” citando a curetagem. Este é um método no qual se utiliza uma cureta ou faca proveniente de uma colher afiada na ponta com a qual vai-se cortando o bebê em pedaços com o fim de facilitar sua extração pelo colo da matriz da mãe.


Fonte:http://www.acidigital.com

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

TEMOS QUE DESEJAR O CÉU - PE JOSÉ AUGUSTO

Precisamos está nesta pátria terrestre, mas com o coração na pátria celeste, por isso digo casais tenham tempo para rezar, tenha tempo de levar o Senhor para os seus filhos.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

14 DICAS PARA TOCAR "A MISSA"...


É tão distante falar que "hoje eu vou tocar na missa". Parece mesmo que estou indo para um concerto, para um show, prestar um favor para a Igreja. O ideal seria "tocar a Missa". O Ministro de música faz parte da celebração. Ele não é um mero espectador.

E a Missa, a celebração da Missa é o momento de maior intimidade com O Senhor. É o encontro das Igrejas Militante, Padecente e Triunfante. É o nosso encontro com O Senhor Vivo.

Esta dimensão de "tocar a missa" é valiosa e faz-nos mergulhar no profundo do Mistério. Boa Missa.


REGRA DE OURO.
Toque e cante músicas que o povo conheça. O excesso de arranjos "maravilhosos" ,muitas vezes atrapalha o canto e todos se perdem, durante a celebração.

1) CONHECER A LITURGIA.
Você precisa saber bem a respeito do Sacrifício da Santa Missa; conhecê-la parte por parte e entender os seus significados. Por exemplo, na hora do ato penitencial, a canção escolhida deve ser de entronização, que conduza as pessoas a um ato profundo de contrição. Esta música deve ser "fácil" do povo cantar.

2) SABER AS LEITURAS DO DIA.
É imprescindível que o ministério que tocará na Missa saiba com antecedência as leituras que serão proclamadas, em especial o Evangelho. A partir do Evangelho, escolha músicas que estejam em acordo com todo o andamento da Missa.

3) TEMPO LITÚRGICO.
Qual tempo litúrgico a Igreja está vivendo? O Advento, Tempo Pascal, Natal, Tempo Comum...? As músicas precisam estar em sintonia com cada Tempo Litúrgico. Na Quaresma, por exemplo, não se canta o Glória, nem se canta Aleluia... É preciso estar atento a tudo isso.

4) SOM AMBIENTE.
O áudio (som) deve estar na altura certa e observando a quantidade de pessoas dentro da Igreja. Se for uma missa de juventude, você pode trabalhar melhor as canções e, quem sabe, até colocar arranjos mais elaborados. Se for uma missa com pessoas mais idosas, não é natural querer tocar guitarra e bateria estrondorosamente. Tenha discernimento quanto ao som e a acústica da sua paróquia ou local da celebração. Outra coisa: pare de brigar com o "retorno".

5) CAMPANHAS DA FRATERNIDADE.
A CNBB lança todos os anos canções com temas específicos. Gostando você ou não, estas canções apontam para uma necessidade que o Brasil está vivendo naquele momento. É um tempo em que toda a Igreja do Brasil vive em unidade musical. É interessante pensarmos neste tipo de unidade.

6) OBEDIÊNCIA AO SACERDOTE.
Não brigue com seu padre. Dialogue e obedeça nas horas em que vocês discordarem. Lembre-se que o foco central de nosso ofício na Missa é Jesus, e o povo de Deus é quem deve ser atingido. "Brigas de galo" durante a celebração só mancha mais ainda a liturgia. Não seja otário e saia correndo da missa,na hora que o padre disse para você abaixar o som. Educação, fineza e discernimento são essenciais para o amadurecimento de seu Ministério.

7) AMBIENTALIZAÇÃO.
Não fique afinando seu instrumento 10 minutos antes da missa começar. Isso é muito irritante. Se os santos pudessem descer do altar e conversar com os guitarristas diriam: "que chato, pare!" . É feio observar paróquias em que o ministério de música afina violão e bateria na hora em que o povo está chegando. É uma situação bastante desagradável. As pessoas que chegarem na Igreja, precisam desde o início, perceber a Graça de Deus. O ambiente deve ser propício à oração e calmaria. Não a desordem.

8) SILÊNCIO E ATENÇÃO.
Não fique andando durante a missa, nem fique tagarelando, falando sobre notas, cifras, mudanças de tonalidades... tudo isso deve ser combinado antes da missa iniciar. Combine também alguns sinais entre os músicos para que fique mais fácil uma rápida comunicação. A imaturidade de alguns músicos os levam a cometer verdadeiras bobagens durante a missa como ficar rindo entre si, melindres, sinaizinhos engraçados. Os ministros são co-responsáveis pela atmosfera de paz e sossego, durante a Missa.

9) ENSAIO.
Ensaie para a missa. Não improvise.

10) TENHA ZELO E SELECIONE BEM AS MÚSICAS.
Cuidado com músicas folclóricas, ou de cunho popular durante a missa. Tenha zelo. Procure tocar somente canções feitas para a missa. Os domínios populares, muitas vezes são hereges e pagãos. O Espírito Santo nos músicos é bem criativo; não precisa pegar música de gente famosa pra chamar atenção.

11) ESCOLHA O TOM QUE TODOS CONSIGAM CANTAR.
Toque no tom certo para todos, e não só para você. É o povo quem deve cantar e participar. Peça para Deus o talento de envolver as pessoas na música que você está tocando e cantando. Cuidado com o tom alto da música. Não é só porque a mocinha bonitinha de seu ministério canta bem que a paróquia toda tem que ouvi-la se "esguelar".

12) CATIVE E ENSINE O POVO.
Se for possível, ensine canções novas para o povo. E mais, cative o povo! Os que ali entrarem precisam perceber a Presença Santificante de Deus também no ministério de música, e se sentirem mais próximos do próprio ministério. Cultive a unidade, a fraternidade e a amizade entre seu ministério e o povo. Nada de estrelismos, de cara-virada... Seja amigo de seu povo. A assembléia precisa perceber que o ministério não é fechado em si mesmo, mas está ali para ornar a liturgia e servir ao povo de Deus.

13) CONDUZA À ORAÇÃO E PREPARAÇÃO.
Na hora em que as pessoas estiverem chegando, combine com seu padre se vocês podem tocar algumas músicas em som ambiente. Toque músicas que conduzam o povo ao silencio e à oração, e não o "super hit's" do momento. Prepare o coração do povo para a Missa.

14) ORAÇÃO E INTIMIDADE.
Reze antes de tocar. Não se ache capaz de tudo... Nós somos provas de que a oração muda o jeito que as pessoas recebem nossas canções. Através da oração, peça ao Senhor que suas músicas se tornem vida em abundância para o povo. Você perceberá como as pessoas serão tocadas e chegarão mais próximas de Deus quando perceberem que você e seu ministério são bem próximos de Deus.


Fonte: www.formacaodemusicos.blogspot.com

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

HALLEL EM NOVO LOCAL

OLÁ GALERA,

O HALLEL MUDOU DE LOCAL!! ESTE ANO DE FORMA EXCEPCIONAL O HALLEL BRASÍLIA IRÁ ACONTECER NO GINÁSIO NILSON NELSON. ANOTE AÍ E AJUDE A DIVULGAR ESTA INFORMAÇÃO


HALLEL BRASILIA 15 ANOS!!!

DIA 18 DE SETEMBRO

A PARTIR DAS 8hs


GINÁSIO NILSON NELSON



Mais informações: http://
www.hallelbrasilia.com.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VEM AI HALLEL BRASILIA 15 ANOS


O TEMA DO HALLEL 15 ANOS FOI ESCOLHIDO!

"Eu sou o pão da vida"Jo 6,35

Este tema faz parte do ano Eucarístico, em comemoração ao XVI Congresso Eucaristico Nacional que aconteceu em Brasília de 13 a 16 de maio.

O EVENTO

O Hallel é o maior evento de música católica da América Latina, que tem o objetivo de evangelizar e anunciar a palavra de Deus de forma inovadora, em momentos de louvor, adoração e pregação, que valorizam a cultura da vida e a Fé Cristã nas diversas faixas etárias.

COMO SURGIU A IDÉIA DO HALLEL EM BRASÍLIA?
O Hallel de Brasília começou a nascer em 1994, quando uma equipe do Hallel de Franca em São Paulo, veio ministrar um curso a algumas pessoas da Escola de Evangelização “Jovens com Maria”. Tia Lolita, coordenadora do Hallel de Franca, apresentou àquele grupo o Hallel e os convidou para irem a Franca conhecer o evento. Motivados pela exortação feita pelo então Papa João Paulo II, que naquele momento conclamava toda a Igreja a uma “Nova Evangelização”, os jovens retornaram a Brasília com o coração inflamado de amor e o desejo de anunciar a Cristo de uma forma única e eclesial.

Desta forma, no inicio de 1996, mesmo com as dificuldades enfrentadas, mas tendo a certeza que o Senhor inspirava à realização do evento e estaria à frente sempre providenciando o necessário, Dom Alberto Taveira, convidou os coordenadores dos movimentos e pastorais da arquidiocese de Brasília para iniciar os preparativos do evento.

O primeiro Hallel de Brasília aconteceu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em 14 de Setembro de 1996 com o Tema era: “Vida e Esperança rumo ao novo milênio”. Naquele ano passaram pelo pavilhão, cerca de 60 mil pessoas.

O QUE SIGNIFICA O NOME HALLEL?
A palavra Hallel vem do Aramaico e significa "cântico de louvor a Deus". O louvor é antes de tudo, uma "confissão das grandezas de Deus".

Fonte: http://www.hallelbrasilia.com.br

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Faça a diferença no mundo

"Vós sois o sal da terra e a luz do mundo". Essas imagens tanto do sal como da luz fazem parte do mundo simbólico de várias culturas e da tradição bíblica. As propriedades de tais elementos também são utilizadas para diversas analogias.

A questão principal deste texto é: o que fazemos com nossa capacidade de ser sal e luz? O sal, por exemplo, tem a finalidade de temperar os alimentos, mas pode perder essa sua função. Assim como a luz que, se for tapada com uma vasilha, perde sua finalidade. O Senhor, ao comunicar essa verdade a Seus discípulos, chama-os a agir ativamente, não por busca de méritos próprios, mas por louvor a Deus Pai, que nos constituiu assim: sal e luz.

Por Denis Duarte Canção Nova.


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eu acredito no jovem


Existem pessoas que decidiram não envelhecer apesar do tempo, das rugas, dos cabelos brancos e da visão turva. Existem jovens que mantiveram seus ideais intactos e levaram para a vida adulta todos os seus sonhos e inspirações da adolescência – uma época em que "dói" crescer. Estes, hoje, são presidentes, médicos, esportistas, professores, comunicadores... Pessoas que nos causam admiração e que se tornaram referenciais nacionais e internacionais.

Olhando para os "cronologicamente" jovens, também percebemos que uma nova safra surgiu (aliás, estas safras nunca deixaram de surgir). Porém, hoje, as drogas, a violência e, especialmente, a afetividade deturpada têm sufocado esta geração, colocando verdadeiramente em risco a juventude que sempre trouxe uma esperança aos problemas contemporâneos da humanidade.

Se dermos uma passada em cadeias públicas ou de segurança máxima, unidades terapêuticas no combate e prevenção às drogas, casas de apoio ao soropositivo em fase terminal e em outros ambientes similares, veremos um quadro assustador. Muitos jovens inteligentes e cheios de dons estão ali, tentando não desistir dos sonhos e inspirações. Mas esses sonhos, muitas vezes, se transformam em pesadelos. Na mensagem para a XXV Jornada Mundial da Juventude, o Papa Bento XVI afirmou: “Apesar das dificuldades, não vos deixeis desencorajar nem renuncieis aos vossos sonhos!”

É preciso um “levante”! É preciso que esses adultos que hoje decidem, formam opinião, ditam ritmos e velocidade da moda, do câmbio, das notícias e que não perderam seus ideais de juventude unam-se aos jovens que, por milagre, por boa educação familiar e religiosa, não se corromperam. É preciso que esses adultos façam algo realmente significativo, pois existem, ouso dizer, milhares e milhares de jovens que não desistiram desse desafio de mudar as faces distorcidas da sociedade.

Por onde passo, vejo o brilho nos olhos dos jovens. De um lado, vejo jovens de 18 anos servindo no Exército israelense, com suas metralhadoras penduradas no pescoço, enquanto degustam seus sanduíches, sorrindo e se abraçando. Do outro lado de um muro que traz divisão, jovens palestinos. No fundo, todos querem paz. No Paraguai, vi jovens que, apesar de toda humilhação das gerações anteriores, por causa de uma guerra violenta, não desistem e querem ver o país com alta “autoestima”. Em tantos países, vejo jovens brasileiros morrendo de saudades de seu país, enquanto batalham por uma vida melhor.

Os jovens que rezam, estudam, lutam para se manter castos; que sonham e honram os pais, erram e caem, mas se levantam; que saem das drogas, cantam, dançam, votam... São esses os jovens que têm o direito de errar tentando acertar, que precisam ser corrigidos e orientados por uma sociedade que precisa aprender a amar a juventude.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já declarou 2010 como o Ano Internacional da Juventude. Essa juventude pode mudar o rumo do mundo, da consciência ecológica, ética, política, sociológica e antropológica. É o jovem que pode, agora, tocar nisto e mudar o destino do planeta. As visões escatológicas, de fim de mundo, são baseadas no que muitos anciãos fazem por interesses pessoais e econômicos. Mas ao jovem o que interessa é viver, ter tempo para crescer. O jovem é o maior interessado em mudanças. Este é o momento para quem está vivo, e bem vivo, agir.

É muito difícil e triste imaginar jovens que não queiram viver. Se eles estão nas drogas, no crime, ou até mesmo na depressão, é porque os adultos não os valorizaram, não acreditaram que aquela criança ou adolescente teria a chance real de ser alguém que, nos planos de Deus, pudesse mudar o mundo. É assim que devemos pensar. Basta um jovem, apenas um, e o mundo pode ser melhor.

Por causa de alguns homens, pessoas que não tiveram a chance de ser um bom jovem, o rumo da história e da humanidade eclipsou-se por um tempo. O que fará um adulto que na sua juventude não foi incentivado, educado com o bem, com religião, família, cultura, ciência, ética etc? Está em nós pais, professores, educadores, padres, pastores e políticos a responsabilidade de formar e esperar “novos” Ayton Senna, Pitanguy, Ziraldo, Chico Mendes...

Se esses jovens estão hoje com 16, 17, 18 anos, nem sabem o que espera por eles. É nossa a missão de plantar, regar e colher. Que o Criador nos ilumine para não desistirmos de nós mesmos ao esquecer que um dia fomos jovens e que hoje, como adultos, podemos acreditar que a vida continua nos filhos que geramos e que são, sem dúvida, uma versão melhorada de nós mesmos.

Eu acredito no jovem.

* Dunga é missionário da Comunidade Canção Nova, apresentador do programa PHN transmitido pela TV Canção Nova e locutor da Rádio Canção Nova AM e FM. É autor de quatro livros e já gravou oito CDs. Seus recentes trabalhos são o livro "Abra-se a Restauração” e o CD "Transfiguração”.

Dunga

segunda-feira, 3 de maio de 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional




De 13 a 16 de maio de 2010 Brasília sediará o XVI Congresso Eucarístico Nacional, o Congresso é voltado a Eucaristia e terá Adoração a Jesus Sacramentado, Celebrações Eucarísticas, momentos de reflexão e atividades culturais. Toda a Igreja está convocada a participar desta grande festa.
Nós jovens também teremos espaço para "colocar a mão na massa". O dia 15 de maio de 2010 (sábado) será voltado a juventude, haverá Santa Missa e após a ela uma belíssima vigília.

O ponto central dos eventos será a Esplanada dos Ministérios, mas a programação envolverá outros locais: Ginásio Nilson Nelson, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Complexo Cultural do Museu Nacional da República e a Paróquia Nossa Senhora do Lago.
Não perca essa grande festa!
Programe-se e venha participar conosco dessa comemoração que é celebrar Jesus Eucarístico no meio de nós! Sua presença é indispensável!
Para maiores informações acesse www.cen2010.org.br

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Depressão tem cura



Depressão significa buraco. O Vaticano fez um congresso sobre esse assunto, porque eles estão preocupados com esse mal. Eu li o resumo do congresso e vi que são 300 milhões de pessoas no mundo que sofrem com esse mal. Precisamos tratar desse povo.
A medicina cuida do corpo e Deus cuida da alma. E a depressão é uma doença mais da alma que do corpo. E quem cuida da alma é o psicólogo e a religião. Essa enfermidade tem cura e a cura tem três caminhos:
- Procure um médico psiquiatra, ele pode dar remédio;
- É preciso um psicólogo para saber como se comportar diante das situações difíceis;
- O tratamento tem de ser físico e espiritual.
Não tenha medo de procurar os três tratamentos. A depressão é muito difícil de ser diagnosticada.
Uma pessoa deprimida pode apresentar: doença crônica, problema afetivo, falta de sentido para a vida, excesso de trabalho. Essas são causas. Mas o que ela sente? Muitos podem ser os sintomas da depressão, como: cansaço, pensamento de culpa, tristeza, autoestima baixa, falta de apetite, falta de vontade de rezar, fadiga, memória fraca, insônia, dificuldade para decidir, pensamento de morte, quedas de cabelo, entre outros.
O importante é saber que esse mal tem cura. Deus nos deu os psicólogos e temos também a família. Esta tem de cercar a pessoa e não deixá-la no buraco. Todos têm de se juntar e se unir.
Não adianta falar que a pessoa é fraca. Não importa por que ela está em depressão, você tem de tirá-la do buraco. Tem de ajuntar pai, mãe, irmãos, namorado, chamá-la para tomar um sol, sair, tomar um sorvete... Tem de tirar a pessoa do buraco com carinho e vagarosamente. É um ato de amor e caridade - e a família é importantíssima.
O deprimido tem de agir contra esse mal, ou seja, reagir, não pode se entregar à tristeza. Ele precisa cultivar a alegria e lutar para sair do buraco em que se encontra.
Como sair da depressão? Você tem de ver o valor que você tem. Só assim não ficará no fundo do poço. Só fica nesse local quem não dá valor a si mesmo. Você acredita que você é obra de Deus? Então, por que você deixa a obra d'Ele no buraco? Quem fica nesse lugar é lixo. E você é uma obra de Deus!
A primeira coisa que um deprimido tem de entender é que ele tem valor, que ele é alguém muito importante para Deus. Quando louvamos ao Senhor, damos voz e sentimentos a este mundo. Por que Jesus morreu na cruz? Por causa dos macacos, das galinhas? Não. Ele entregou a vida na cruz por causa de você, do valor que você tem. E Ele o ama individualmente. Nenhum de nós tem a mesma impressão digital, pois Deus não quis nos fazer em série, mas individualmente. A história do mundo é a história de cada um de nós. Ele sabe o meu nome, a minha angústia, a minha dor.
Quando Cristo morreu na cruz, Ele não carregava somente seus pecados, mas suas angústias e dores. Ele já venceu suas tendências, por isso você não precisa ficar deprimido por causa dos erros, pois Deus é "louco" de amor por você. Só o amor é mais forte que a dor e a morte. Olhe para a cruz e você verá o quanto Deus o ama.
Você quer a prova de que Deus o ama? Jesus disse que Ele pode ter 99 ovelhas, mas se tem uma perdida Ele deixa as 99 para buscar você. Se você é a ovelha deprimida, perdida, Ele larga as outras e vai buscar você.
Diga para sua depressão: "Eu não morrerei nesta depressão, porque sou filho de Deus - e filho de Deus não pode morrer no buraco!" Não podemos abaixar a cabeça para a depressão. Se você perdeu um namorado e está com essa enfermidade, não olhe para o barulho do mar, olhe para Cristo. Para Deus não existe "beco sem saída". O Todo-poderoso está pronto para mover o céu a fim de que seu milagre possa acontecer, mas Ele não move um palha para fazer aquilo que você pode fazer.

Felipe Aquino
cancaonova.com